"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Conhecendo os primatas

CONHECENDO OS PRIMATAS
Geraldo Victorino de França

Dá-se o nome de Primatas a uma ordem de mamíferos adaptados à vida arborícola, com poucas exceções, abrangendo 180 espécies, estando a maioria confinada às regiões tropicais.
Como principais características, apresentam pés e mãos preênseis, próprios para se locomoverem com segurança pelas árvores; e o polegar dos pés e das mãos capaz de se movimentar livremente. Possuem um sistema óptico bem desenvolvido, com olhos voltados para frente e visão binocular; um tato muito refinado, com áreas táteis nos dedos , unhas em vez de garras e cérebro grande, responsável pelo desenvolvi-
mento da inteligência e de padrões flexíveis de comportamento, principalmente nos chamados primatas superiores.
A ordem dos Primatas compreende dois grupos ou subordens: a) primatas inferiores ou Prossímios, que incluem os lêmures, lóris e gálagos; b) primatas superiores, Símios ou Antropóides, que incluem társio, macacos, saguis e o próprio homem. Diferenciam-se do homem por terem o corpo coberto de pelos.
Os macacos do Novo Mundo, principalmente da América do Sul, se caracterizam por terem nariz achatado, com as narinas separadas, e cauda preênsil. Compreendem várias espécies de sagüis e de macacos - bugio, macaco-aranha, macaco-prego, etc.
Os macacos do Velho Mundo, encontrados na África, Ásia e Indonésia, são geralmente maiores que os do Velho Mundo. Incluem o macaco-narigudo, babuino, chimpanzé, orangotango, gorila, etc.
O maior dos primatas é o gorila, que pode ter até 175 centímetros de circunferência do tronco e pesar até 275 kg.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO