"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Conhecendo as barragens e suas finalidades


(Barragem da cidade de Barra Bonita SP)

CONHECENDO AS BARRAGENS E SUAS FINALIDADES
Geraldo Victorino de França (Voinho)

Barragem é o represamento das águas de um curso d'água por meio de um dique construído transversalmente ao seu leito, de modo a formar uma represa ou reservatório de água, também chamado açude.
As barragens geralmente são construídas em locais onde existe uma garganta estreita, tendo à montante um bolsão ou espraiado para armazenar a água represada. Podem ser construídas com terra, alvenaria ou concreto e devem possuir um vertedouro ou " ladrão " para dar saída à água em excesso.
A água armazenada serve para várias finalidades, tais como: a) abastecimento urbano ( residencial e industrial ); b) geração de energia elétrica; c) irrigação de culturas; d) bebedouro para animais; e) embelezamento e recreação; f)criação de peixes; g) controle de inundações; h) navegação; i) regularização da vazão do rio, etc.
Evidentemente, uma mesma barragem pode servir para várias finalidades.
Na natureza, os castores constroem pequenas barragens com galhos e troncos de árvores e arbustos, cimentados com lama; e constroem seus abrigos abaulados, constituídos por uma câmara com respiradouro e saída sub-aquática.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget