"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

terça-feira, 1 de março de 2011

Conhecendo os setores da economia

Geraldo Victorino de França (Voinho)

Economia é a ciência que estuda as regras da administração de bens e serviços. Conforme o campo de aplicação, distinguem-se: a) economia doméstica ( lar );b) economia política ( país ); c) economia rural ( empresas agrícolas ), etc.
Costuma-se dividir as atividades econômicas em três setores: a) primário; b) secundário; c) terciário.
A. Setor primário. Conjunto de atividades econômicas que envolvem a exploração direta dos recursos naturais. Agricultura, pecuária, mineração, caça e pesca são os principais exemplos deste setor. É a forma predominante das atividades econômicas nos países subdesenvolvidos. Em termos de comércio mundial, o setor primário tende a ser instável, por depender de fatores naturais menos previsíveis ou controláveis, como o clima.
Os países cuja economia se baseia em produtos primários vêm tentando diversificar suas atividades e incrementar os setores secundário e terciário.
B. Setor secundário. Conjunto de atividades econômicas que se baseia na transformação de matérias-primas obtidas em atividades do setor primário, em produtos manufaturados, através de processos de industrialização. Pode ser dividido em indústria leve e indústria pesada.
O setor secundário é o principal meio de crescimento e desenvolvimento da economia em países nos quais predomina o setor primário.
C. Setor terciário. Conjunto das atividades econômicas que envolvem a prestação de serviços que satisfazem as necessidades da população. Exemplos:turismo, comércio, operações bancárias, telecomunicações, serviços sociais ( saúde, educação ), etc.
Nos países plenamente desenvolvidos e industrializados, o setor terciário é o que mais se desenvolve, tendendo a superar o setor secundário.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO