"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

terça-feira, 5 de abril de 2011

Curiosidades do Reino Vegetal


Geraldo Victorino de França (Voinho)

a) Indaiá e barba-de-bode são duas plantas típicas dos cerrados do Brasil Central, que crescem em solos de baixa fertilidade, juntamente com os chamados " paus tortos ". Indaiá é uma palmeirinha baixa, praticamente sem caule; e barba-de-bode é uma gramínea que forma tufos.
b) O eucalipto é uma árvore nativa da Austrália, onde chega a atingir 100 metros de altura; e que foi introduzida com sucesso em todos os países do mundo devido ao seu rápido crescimento, servindo para a formação de quebra-ventos e fornecimento de lenha e de madeira, esta utilizada para várias finalidades.
c) A seringueira é uma árvore nativa da Amazônia, hoje introduzida em outros países, principalmente da zona tropical, importante por produzir um látex utilizado na produção de borracha natural.
d) A barriguda é uma árvore nativa da zona da caatinga, no Nordeste Brasileiro, que apresenta um aspecto curioso: o seu tronco é engrossado na parte média ( daí o seu nome ), onde chega a atingir 4 metros de diâmetro.
e) O repolho ou couve chinesa é uma espécie de couve de pequena altura, cujas folhas se enovelam, formando uma bola com as folhas concêntricas.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO