"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Curiosidades do Reino Animal



Geraldo Victorino de França (Voinho)

a) Embora seja um animal semiaquático, o hipopótamo não come peixe; ele é herbívoro, alimentando-se de capins e plantas aquáticas.
b) Équidna é o nome de um curioso mamífero da fauna australiana que reúne caracteres das aves( reprodução por ovos, existência de cloaca, longo bico córneo ), dos marsupiais ( mamas situadas numa espécie de bolsa ventral ), dos ouriços ( pelagem espinhosa ), dos tamanduás ( língua vermiforme e regime alimentar ) e das toupeiras ( hábito fossador ).
c) Celacanto é o nome de um peixe que era considerado extinto, mas em 1.938 foi pescado um exemplar por pescadores profissionais. Os pouco exemplares ainda existentes vivem no oceano Índico, ao lado das ilhas Comores, a uma profundidade de 50 a 400 metros. O celacanto é um peixe ósseo pulmonado, considerado um dos antecessores dos anfíbios.
d) O polvo é um molusco cefalópode ( pés na cabeça ), que se assemelha a uma cabeça compacta, sem corpo, e provida de 8 tentáculos. Possui uma bolsa glandular ou " saco de tinta ", que solta um fluido negro que turva a água na presença de um inimigo.
e) O morcego, único mamífero que voa, habita cavernas escuras, em cujo teto dorme pendurado de cabeça para baixo.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget