"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

sábado, 9 de abril de 2011

Conhecendo os lagos


Geraldo Victorino de França (Voinho)

Lagos são grandes massas de água localizadas em depressões do terreno, cercadas de terra por todos os lados. Quanto ao seu tamanho, é muito variável. Alguns são tão grandes que são chamados de mares ( mar Cáspio, mar Morto, mar de Aral, etc. ). Os de menor tamanho são chamados de lagoas ou lagunas. Não existe critério para diferenciá-los. Assim, 0 termo lagoa é aplicado tanto a pequenas massas de água ( lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro ),
como a grandes lagos ( lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul ).
Geralmente os lagos são alimentados por cursos d'água ( afluentes ) e o excesso de água é escoado por um ou mais canais ( emissários ).
Distinguem-se: a) lagos de água doce, como os Grandes Lagos - 5 lagos situados na fronteira entre Estados Unidos e Canadá; b) lagos salgados, situados em regiões áridas e semi-áridas, como o mar Morto, na Palestina.
De acordo com a origem, a classificação dos lagos é mais complexa, distinguindo-se: a) lagos tectônicos, originados por dobras ou falhas geológicas - lago Tanganica, na África Oriental; lago Baikal, na Sibéria; b) lagos vulcânicos, localizados m crateras de vulcões extintos - lago Yellowstone, nos Estados Unidos; lago Albano Laziale, na Itália; c) lagos glaciários, oriundos da atividade das geleiras - lago Ládoga, na Rússia; Grandes Lagos, na fronteira entre Canadá e Estados Unidos; d) lagos fluviais, formados em depressões situadas em planícies de inundação ( várzeas ) – lagoas Mandioré e Uberaba, no Pantanal Mato-Grossense; e) lagos litorâneos – lagoa dos Patos e lagoa Mirim, no litoral gaúcho.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO