"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

terça-feira, 14 de junho de 2011

CONHECENDO AS AVES


desenho a lápis de Geraldo Victorino de França Junior
http://birdsofbrazil.blogspot.com/
 
 Geraldo Victorino de França (Voinho)

Aves são animais vertebrados, ovíparos ( que põem ovos ), com o corpo revestido de penas, respiração pulmonar e sangue quente. Possuem bico córneo e dois pares de membros, os anteriores transformados em asas para voar e os posteriores adaptados para caminhar, empoleirar ou nadar.
Conhecem-se cerca de 9.000 espécies de aves, distribuídas em 27 ordens. Em geral são adaptadas para o voo, mas algumas espécies, como avestruz, ema e pinguim, perderam a capacidade de voar e adaptaram-se à vida terrestre ou aquática.
A condição básica para o vôo é que o corpo seja leve. Assim, o corpo das aves tem bolsas de ar e os ossos longos do seu esqueleto contêm, em vez de tutano, ar. O peso das aves varia desde 2 gramas numa espécie de colibri, até 100-120 kg no avestruz.
Dentre as aves que não voam, além do pinguim, destacam-se as aves corredoras, como avestruz, ema e casuar. Outro grupo é constituído por perdiz, nhambu, macuco, etc.
Certas aves adaptaram-se à vida aquática, apresentando os dedos das patas unidos por uma membrana natatória ( palmípedes ), como gaivota, pelicano, garça, etc.
Outras aves possuem patas com garras curvas e bico curvado e agudo, como as avesde rapina - gavião, águia, falcão, coruja, etc.
O homem tem utilizado certas aves para a produção de carne e ovos ( galinha, pato, ganso, etc.), bem como pássaros de gaiola, por seu canto ( canário, sabiá, rouxinol, etc. ).

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget