"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

quinta-feira, 16 de junho de 2011

CONHECENDO A LENDA DE OSÍRIS


Geraldo Victorino de França (Voinho)

Osiris é um dos deuses do politeísmo egípcio, protetor dos mortos, a cujo culto estava intimamente ligado. Em torno de sua figura formou-se uma lenda de grande repercussão , não só no Egito antigo, como também fora dele. Conta a tradição que Osiris foi originalmente rei do Egito, mas foi traído por seu irmão Set.
Osiris, cujo mito se identifica com o do Sol, casou-se com sua irmã Isis, cuja lenda se prende à Lua. O prestígio de Osiris despertou a inveja de seu irmão Set, encarnação do espírito do Mal. Set urgiu uma trama contra Osiris pela qual, durante um banquete, conseguiu aprisioná-lo numa urna, ordenando que a jogassem no rio Nilo. A urna, arrastada até o mar, chegou às costas da Fenícia. Isis, desesperada, procurou por toda parte o corpo do esposo e, encontrando-o, trouxe-o de volta e o depositou no delta do Nilo. Set, sabedor de que a cunhada havia encontrado o corpo do irmão, dele se apossou e esquartejou-o em quatorze pedaços, que espalhou por várias partes. Porém, Isis não desistiu de procurá-los, acabando por reunir todos os pedaços. Com a ajuda de sua irmã Neftis, de seu filho Horus,de sua sobrinha Anubis e do deus Tot, restaurou o corpo do marido, embalsamando-o. Tot, por processos mágicos, fez Osiris voltar à vida e à imortalidade.
Set foi combatido por Horus em longa e terrível guerra. Os deuses, intervindo, obrigaram Set a restituir a herança e o trono a Horus que, desde então, tornou-se o rei dos dois Egitos, o do norte e o do sul. Foi o antecessor dos faraós, lenda esta que explica o título Horus Vivo, usado pelos supremos mandatários egípcios.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget