"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

sábado, 18 de junho de 2011

Comportamento Animal

Geraldo Victorino de França (Voinho)

Comportamento é a maneira pela qual um indivíduo reage em resposta ao seu ambiente e aos membros da sua própria espécie e de outras espécies. O comportamento de um animal, assim como sua fisiologia ou morfologia, pode estar sujeito à influência da seleção natural e pode ser importante para a sua sobrevivência.
O comportamento pode ser: a) herdado; b) adquirido ou aprendido. Até mesmo organismos mais simples mostram padrões de comportamento herdados de seus progenitores, os quais são instintivos.
As atitudes e reações dos animais visam basicamente: a) facilitar a alimentação, como competição, predação, parasitismo, etc.; b) assegurar a sobrevivência, usando mimetismo, escondendo-se na toca, subindo em árvores, hibernando, etc.
As ações de muitos organismos são modificadas pela experiência, permitindo que o animal se adapte a um ambiente complexo e em mudança. Os filhotes de felinos, por exemplo, aprendem a caçar observando e copiando seus pais; enquanto muitos pássaros que comem insetos evitam comer aqueles não apetitosos, através de tentativa e erro.
Quando as condições climáticas do seu ambiente se tornam desfavoráveis, muitos animais fazem migrações ( como o caribu e o gnu ) ou hibernam ( como o ouriço e o urso ).
A ciência que estuda o comportamento animal chama-se Etologia.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget