"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

terça-feira, 21 de junho de 2011

CONHECENDO OS MAMÍFEROS

Geraldo Victorino de França (Voinho)

Mamíferos é o nome que se dá a uma classe de animais vertebrados cujas fêmeas possuem glândulas mamárias e alimentam seus filhotes com leite. Possuem respiração pulmonar e sangue quente; na maioria, são quadrúpedes, terrestres, com o corpo coberto de pelos. Todavia, o homem e o canguru são bípedes, ao passo que os cetáceos ( baleia, boto, etc. ) são aquáticos, desprovidos de pelos, possuindo nadadeiras em vez de patas.
Há três subclasses de mamíferos: a) monotremos, que são ovíparos ( põem ovos ), exemplificados pelo ornitorrinco; b) marsupiais, portadores de bolsa ventral, onde abrigam seus filhotes, como o canguru e o coala; c) placentários, que são vivíparos, isto é, que dão à luz filhotes já desenvolvidos. Estes últimos constituem a maioria dos mamíferos.
Conhecem-se cerca de 4.250 espécies de mamíferos, que se distribuem na terra, na água e no ar. Aliás, o morcego é o único mamífero que realmente voa; outros se adaptaram para saltar ou planar, como o esquilo-voador.
Muitos mamíferos, como o tatu e a toupeira, são capazes de cavar a terra, construindo tocas e galerias; e outros são arborícolas ( vivem nas árvores ), como os macacos e a preguiça. Muitos possuem garras e são carnívoros, como os felinos - gato, onça. tigre, etc. Outros são herbívoros e ungulados ( patas com cascos ), como boi, cavalo, elefante, etc.
Quanto ao tamanho, é muito variável, desde o minúsculo musaranho com poucos centímetros, até a baleia-azul, que chega a atingir 33 metros de comprimento e pesar 120 toneladas.
Vários mamíferos são animais domésticos, que fornecem ao homem diversos produtos, como carne, leite, banha, lã e peles, bem como trabalho.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO