Geraldo Victorino de França (Voinho)
Chamam-se herbívoros os animais que se alimentam de vegetais, mais precisamente de material herbáceo, em contraposição aos carnívoros, cuja alimentação é constituída basicamente de carne. São considerados herbívoros típicos os mamíferos Ungulados, isto é, que têm os dedos das patas protegidos por cascos.
Os Ungulados compreendem duas grandes ordens: a) Perissodáctilos, que incluem os equinos, o tapir, o rinoceronte, etc.; b) Artiodáctilos, que compreendem duas subordens: b1) ruminantes - boi, camelo, girafa, cervo, antílope, etc.; b2) suinos - porco, javali, hipopótamo.
Como a celulose que reveste a parede das células dos tecidos vegetais é de difícil digestão, o intestino dos herbívoros geralmente é longo e segrega uma enzima que ataca a celulose; e abriga uma microfauna e uma microflora que favorecem a digestão. No caso dos ruminantes, eles regurgitam o alimento ingerido e voltam a mastigá-lo. Além disso, seu estômago é dividido em 4 compartimentos: a) rúmen ou pança; b) retículo; c) folhoso; d) coagulador.
Os herbívoros são também chamados consumidores primários, enquanto os carnívoros são consumidores secundários ou terciários.
São também herbívoros, embora incompletos, outros animais domésticos ou selvagens, como por exemplo o coelho e a lebre; e também diversas aves frugívoras ( que comem frutos ) e granívoras ( que comem grãos ).
"VOINHO"
Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior
“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.
“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.
Aprenda com o Voinho
Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)
Aprendendo com o Voinho
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário