"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

CONHECENDO A ELETRICIDADE

Geraldo Victorino de França (Voinho)

Eletricidade é o termo coletivo para manifestações de cargas elétricas e efeitos que elas produzem quando se deslocam como corrente elétrica. Há dois tipos de carga, formados por partículas sub-atômicas: a) prótons, de carga positiva; b) elétrons, de carga negativa.
Um corpo está carregado positivamente quando apresenta excesso de prótons, ou seja, deficiência de elétrons; e está carregado negativamente quando apresenta excesso de elétrons. As cargas elétricas apresentam mobilidade, movimentando-se através de condutores metálicos.
Costuma-se atribuir às cargas elétricas dois tipos de efeitos: a) efeitos estáticos, isto é, que não envolvem deslocamentos de cargas e que se caracterizam pelas ações de campos elétricos; b) efeitos dinâmicos, com deslocamento de cargas e caracterizados pelas correntes elétricas.
O que chamamos corrente elétrica nada mais é do que um movimento de elétrons, de um lugar onde haja maior quantidade de elétrons para outro com menos elétrons.
A eletricidade pode ser produzida por vários processos: a) por atrito; b) por contato; c) por variação de temperatura; d) por radiação; e) por usina hidroelétrica, etc.
Os fenômenos devidos à eletricidade são muito numerosos, estando presentes nos circuitos de nossas casas: a) acionando as máquinas domésticas , como a enceradeira, o liquidificador, a geladeira, etc.; b) aquecendo a resistência do ferro elétrico e o filamento das lâmpadas incandescentes; c) aquecendo as válvulas dos receptores de rádio e televisão; d) produzindo as faíscas que provocam a explosão dos gases nos cilindros dos automóveis; e) acionando as inúmeras máquinas industriais; f) provocando fenômenos atmosféricos como raios, relâmpagos e trovões; etc.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO