"VOINHO"
Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior
“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.
“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.
Aprenda com o Voinho
Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)
Aprendendo com o Voinho
terça-feira, 18 de outubro de 2011
CONHECENDO OS ANIMAIS DOMÉSTICOS
Geraldo Victorino de França (Voinho)
O homem primitivo obtinha seu alimento de animais silvestres ( caça e pesca ) e de plantas naturais, espontâneas. Depois aprendeu a agricultura ( plantas cultivadas ) e a criação de animais domésticos, assim chamados em oposição aos animais silvestres, que têm vida livre, na natureza.
Os animais domésticos são criados na própria casa do homem ( animais caseiros ), ou nas fazendas, em pastagens e/pou instalações apropriadas - estábulo, cavalariça, pocilga, galinheiro, apiário, etc.
Os animais domésticos são utilizados para várias finalidades, a saber:
a) fonte de alimentos - carne, leite, banha, ovos, mel, etc. Os principais animais deste grupo são: boi de corte, vaca leiteira, porco, cabra, coelho, galinha, peru, abelha, etc.
b) fonte de matérias-primas para vestuário - couro, peles, lã, seda, etc. Principais exemplos: boi, ovelha, bicho-da-seda, etc.
c) montaria e força de trabalho: cavalo, boi, burro, camelo, lhama, etc.
d) estimação e recreação:cão, gato, papagaio, etc.
e) pesquisa científica: cobaia.
Todos os animais domésticos descendem de animais selvagens. O primeiro a ser domesticado foi provavelmente o cão, como auxiliar na caça. Depois foram sendo domesticados o boi de corte, a vaca leiteira, a ovelha, a cabra e o porco. Depois seguiram-se as aves: galinha, ganso, pato, peru, etc.
Os animais que servem ao homem como bestas de carga também foram domesticados em épocas remotas, porém não tanto como os animais produtores d carne e leite. O burro e o cavalo foram, provavelmente, os primeiros. Supõe-se que o cavalo tenha sido domesticado depois. A lhama é usada como animal de carga nas regiões andinas.
Marcadores:
Verbetes - natureza
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário