"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

domingo, 16 de outubro de 2011

CURIOSIDADES DO REINO MINERAL - 2


Geraldo Victorino de França (Voinho)

1. A água é a única substância que se encontra na natureza, simultaneamente, nos três estados da matéria: a) sólido - geleiras; b) líquida - oceanos e mares ( água salgada ) e rios e lagos´( água doce ); c) gasoso - vapor d'água ( nuvens ).
2. Por outro lado, o carbono é um elemento químico que se encontra sob duas formas completamente distintas: a) cristalina - diamante; b) amorfa - carvões. Estes, de acordo com o grau decrescente de volatilidade e crescente de conteúdo de carbono, classificam-se em: lenhito, hulha e antracito.
3. O carbono, pela capacidade de suas moléculas se ligarem umas às outras, formando cadeias longas, dá origem a um número enorme de compostos, chamados orgânicos porque se encontram nos organismos vivos - proteínas, carboidratos, lipídeos, etc, os quais constituem objeto de estudo da Química Orgânica, mais ampla e mais complexa que a Química de todos os demais elementos que, com os seus derivados, são objeto de estudo da Química Inorgânica ou Mineral.
4. O número de compostos orgânicos é de cerca de 500.000, contra aproximadamente 30.000 compostos inorgânicos ou minerais.
5. O mercúrio é o único elemento químico metálico que, sob temperaturas normais, se apresenta no estado líquido.

2 comentários:

allan disse...

seu blog e muito legal eu posso divulgar ele?

Ivana Maria França de Negri disse...

Allan, esteja à vontade para divulgar!

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget