"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

terça-feira, 6 de março de 2012

CONHECENDO AS GELEIRAS


Geraldo Victorino de França (Voinho)

Geleiras ou glaciares são massas de gelo acumuladas nas regiões onde a queda de neve supera o degelo. Existem dois tipos principais: a) geleiras de latitude ou continentais; b)geleiras de altitude ou de montanhas.
As geleiras continentais são de ocorrência mais ampla, compreendendo: a) as capas de gelo que cobrem indistintamente todo o relevo - vales e elevações - como acontece na Antártida e Groenlândia; b) a banquisa ou camada de gelo flutuante que cobre o Oceano Ártico.
As geleiras de altitude são de ocorrência mais localizada, encontradas na parte mais alta das cadeias de montanhas - Andes, Rochosas, Alpes, Himalaia, etc.
As geleiras são passíveis de deslocamento, seja a favor das encostas de montanhas e/ou vales, seja sob a forma de " icebergs " - grandes blocos de gelo, que se destacam das geleiras continentais e flutuam no mar, constituindo um perigo para a navegação marítima.
Estima-se que mais de 10% da superfície sólida da Terra esteja permanentemente coberta de gelo, abrangendo cerca de 75% de toda a água doce existente. O restante encontra-se nos rios e lagos.
As geleiras continentais desempenham papel importante na erosão e na formação do relevo terrestre. Os materiais transportados e depositados pelas geleiras recebem o nome de "morenas".

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget