"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

quinta-feira, 29 de março de 2012

CONHECENDO A MATÉRIA - 1


Geraldo Victorino de França (Voinho)

1. Conceituação. A matéria se manifesta fundamentalmente por dois meios: a) matéria; b) energia. Matéria é definida como sendo tudo o que constitui os corpos e, por isso, ocupa um lugar no espaço.
2. Estados físicos. A matéria pode ser encontrada nos três estados: a) sólido ( rochas, metais, madeira ); b) líquido ( água, leite, vinho ); c) gasoso ( ar atmosférico, gás de rua ).
A elevação ou abaixamento da temperatura pode provocar mudança de estado. A água, por exemplo, existe na natureza nos três estados; sólido ( gelo ), líquido ( água ) e gasoso ( vapor d'água ).
3.Estrutura. Admite-se atualmente que todos os corpos são formados por átomos, isto é, um conjunto de partículas microscópicas ligadas de maneira determinada e constituindo outras partículas maiores, chamadas moléculas.
Por sua vez, cada átomo é formado por prótons, elétrons e nêutrons, ou seja, por partículas ainda menores e que se acredita, sejam as menores partículas existentes na natureza.
4. Propriedades.

Um comentário:

Richard disse...

Nunca fui bom aluno de física. E confesso que meu interesse pelo assunto é bastante limitado. Porém, alguns anos vi uma reportagem sobre a chamada "Partícula de Deus" e o gigantesco colisor chamado Large Hadron Collider, que fica entre a França e a Suíça. Caso o experimento fracassasse, poderia "engolir" metade da Europa. Isso sim me deu medo!

Um abraço,

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget