"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

segunda-feira, 11 de junho de 2012

CONHECENDO OS ANIMAIS QUE HIBERNAM



Geraldo Victorino de França (Voinho)

Dá-se o nome de hibernação ao fenômeno fisiológico que consiste na entrada de um
estado de entorpecimento ou imobilidade mais ou menos prolongada que, nas regiões onde as estações meteorológicas são muito diferenciadas, ocorre em algumas espécies da fauna e da flora. Quando o inverno se aproxima, a hibernação permite a êsses animais e plantas, resistirem ao frio e/ou à escassez de alimentos.
         No caso dos animais, os aspectos da hibernação podem ser: a) procura de abrigo para se proteger; b) espessamento dos revestimentos do corpo; c) interrupção da atividade locomotora;d) redução do metabolismo. Durante o sono hibernal, nutrem-se da gordura acumulada durante a estação favorável.
          Entre os animais hibernantes, podem ser citados: morcego, certas mariposas que hibernam quando adultas, tartaruga terrestre, ouriço, sapo, marmota, etc.
        Existem animais, como os ursos, que hibernam de modo incompleto, isto é, que também se retiram para seus abrigos e dormem mais do que no verão, mas sem chegarem  ao estado de letargia. A hibernação não ocorre entre os animais domésticos.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO