"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

sexta-feira, 8 de junho de 2012

CONHECENDO AS CORRENTES MARINHAS



Geraldo Victorino de França (Voinho)

            Também chamadas correntes oceânicas, são massas d'água que se deslocam nos oceanos, provocando a circulação d água. As correntes podem se formar tanto junto aos litorais, como em pleno oceano. Podem ser pequenas, abrangendo áreas restritas, ou de grandes proporções, estabelecendo troca de água entre pontos distantes. Podem ser ainda de superfície ou de profundidade. Assim, a sua trajetória pode ser horizontal ou vertical.
            As correntes marinhas possuem salinidade, temperatura, densidade e, às vezes, até cor  característica. Em geral, sua velocidade e direção variam durante o ano.
         Duas são as causas principais da circulação das águas oceânicas: a) a ação do vento sobre  a superfície do oceano; b) as diferenças de densidade da própria água.
         Distinguem-se correntes de água quente e correntes de água fria, conforme a temperatura da massa d'água em movimento. Assim, a Corrente do Brasil, que se dirige do equador para o sul ao longo da costa brasileira, é uma corrente quente; ao passo que a costa da Argentina é sujeita à Corrente das Falklands, uma corrente fria que se desloca do sul para o norte.
         As grandes correntes oceânicas influem sobre o clima, ocasionando a elevação ou o abaixamento da temperatura do ar atmosférico nas costas que banham, como também o aumento (correntes quentes) ou a diminuição da precipitação pluviométrica (correntes frias).
      As correntes marinhas influem também na navegação, auxiliando ou dificultando o deslocamento dos navios. A Corrente do Golfo, por exemplo, torna mais rápida a travessia do Atlântico de oeste para leste, do que de leste para oeste.
        São ainda as correntes marinhas que transportam das regiões polares os " icebergs ", tão perigosos para a navegação marítima. 

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO