"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

terça-feira, 5 de junho de 2012

CURIOSIDADES DO REINO ANIMAL – 13



Geraldo Victorino de França (Voinho)

a) O elefante, maior animal terrestre do mundo, chegando a pesar 5 toneladas, é herbívoro, comendo em  média 170 Kg de vegetais por dia.
 b) O pirarucu, peixe encontrado no  rio Amazonas e seus afluentes, é o maior peixe de água doce, podendo atingir mais de 2 metros de comprimento e pesar cerca de 100 Kg.
 c) A girafa é o animal que possui as  patas e o pescoço mais longos, de modo que a  sua altura ultrapassa 5 metros. É herbívora, comendo as folhas das árvores. Raramente come capins e, quando o faz, tem de abrir muito  as pernas dianteiras para que a boca alcance o solo; posição que também é adotada para beber água.
 d) A lagartixa é um pequeno réptil  que apresenta duas curiosidades: 1) possui quatro patas com cinco dedos dilatados em forma de lâminas transversais, que lhes permitem subir em paredes; 2) quando ameaçadas, soltam o rabo, que fica pulando para distrair o predador, enquanto ela foge; depois de algum tempo, o rabo se regenera.
e) A água-viva é uma espécie de medusa marinha, de corpo mole, gelatinoso e transparente, provido de aparelho defensivo constituído por células urticantes, que causam queimaduras na pele humana, com dor intensa.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget