"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

quarta-feira, 27 de junho de 2012

CURIOSIDADES DO REINO ANIMAL - 8



Geraldo Victorino de França (Voinho)

a) Geralmente, os peixes possuem corpo aproximadamente cilíndrico, afunilado em direção à cauda. Porém, algumas espécies apresentam formas curiosas, tais como: cavalo-marinho ( lembra a cabeça de um cavalo ), enguia ( forma de serpente ), arraia ( forma de losango achatado ), peixe-espada ( cabeça com prolongamento em forma de espada ), peixe-serra ( cabeça com prolongamento tendo nos bordos várias saliências ou dentes ), etc.
     b) O escorpião é um animal de vida noturna que caça insetos, segurando-o entre as quelíceras e, avançando o pós-abdome sobre a cabeça, lhes crava o ferrão, injetando veneno e  matando-os.
      c) O tamanduá é um mamífero desdentado que se alimenta de insetos, principalmente formigas e cupins. Possui boca pequena, mas uma língua muito longa ( até 40cm ), coberta por uma saliva pegajosa, com a qual apanha os insetos e os engole quando a língua é recolhida.
      d) O esquilo é um mamífero roedor, arborícola e comedor de sementes, principalmente nozes. Constrói ninho no oco  de árvores, onde guarda sementes durante a estação favorável (verão), para serem consumidas no inverno. Alguns enterram as sementes no chão, desenterrando-as mais tarde para comê-las; algumas sementes são esquecidas e podem germinar, dando origem a novas árvores. 

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget