"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

terça-feira, 26 de junho de 2012

CURIOSIDADES DO REINO ANIMAL - 7



Geraldo Victorino de França(Voinho)

 a) O avestruz é a maior ave, chegando a atingir 2,5m de altura e 100kg de  peso. Não voa, porém é exímio corredor, vivendo nas savanas africanas. A fêmea  bota 12 a 15 ovos, cada um pesando cerca de 1,5kg.
          b) As piranhas são peixes de água doce, carnívoros, que vivem em cardumes numerosos. São temidas por sua voracidade, chegando a devorar um animal de grande porte em poucos minutos. Existem várias espécies, tais como: piranha-vermelha, piranha-preta, piranha-cachorro, etc.
             c) O nome hipopótamo significa "cavalo do rio ". É um mamífero de grande porte, chegando a medir cerca se 4m de comprimento por 1,20m de altura, cujo peso varia de 3 a 4 toneladas. É um paquiderme ( pele grossa ): a sua pele tem quase 5cm de espessura. É anfíbio, vivendo a maior parte do tempo mergulhado na água dos grandes rios e lagos da África; é herbívoro, alimentando-se de capins hastes verdes e plantas aquáticas.
               d) A preguiça é um mamífero desdentado, que vive na mata, movendo-se muito lentamente entre os ramos das árvores, de cabeça para baixo, suspensa  por suas garras fortes e recurvadas.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget