"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

sexta-feira, 13 de julho de 2012

CONHECENDO OS ANIMAIS CARNÍVOROS



Geraldo Victorino de França (Voinho)

O termo carnívoro tem dois significados: a) ordem da classe mamíferos que inclui aqueles que se alimentam de carne de outros animais; b) qualquer animal que se alimenta basicamente  de carne.                
A ordem dos Carnívoros abrange  cerca de 230 espécies, que se distribuem por todas as partes do mundo, exceto a Austrália e a Antártida. Geralmente possuem dentes fortes, adaptados para cortar e mastigar carne.
      Os felinos, além de dentes especializados, possuem afiadíssimas garras retráteis, tais como: gato, leão, tigre, onça, jaguatirica,etc. Além dos felinos, outros grupos da ordem Carnívoros incluem: a) hienas que, embora se alimentem principalmente de carniça, são predadores eficientes; b) cães e seus parentes – lobo, raposa, coiote, etc.; c) ursos e pandas; d) guaxinim e seus parentes, como o quati; e) doninhas e seus parentes - lontra, cangambá, texugo, etc.
          A maioria das aves é insetívora ( comedora de insetos ). As chamadas aves de rapina caçam e comem pequenos animais, pertencendo a várias ordens que, antigamente,  eram reunidas em uma só, a dos Rapaces. Geralmente possuem garras curvas e afiadas e bico superior curvado e adunco, tais como:  gavião, águia, falcão, condor, etc. Os abutres se alimentam de carniça, enquanto a coruja é uma ave predadora noturna.
        As aves marinhas, como gaivota, atobá, pelicano, mergulhão, etc. se alimentam  de peixes. As aves ribeirinhas, como garça, cegonha, colhereiro, saracura, etc. freqüentam as áreas pantanosas e se alimentam de peixes, rãs, crustáceos, etc.
         A maioria dos peixes é carnívora,  alimentando-se de outros peixes menores e pequenos animais marinhos.
        Entre os répteis, são carnívoros:
a) cobras - cascavel,jararaca, jibóia, sucuri, etc. b) lagartos - lagarto comum, jacaré, crocodilo, camaleão ( insetívoro )
        Os anfíbios ( sapo, rã, perereca, salamandra, etc. ) alimentam-se de insetos, vermes, lesmas, etc.
           As aranhas são insetívoras e os escorpiões caçam pequenos animais.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO