"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

domingo, 15 de julho de 2012

CONHECENDO OS ASTROS COM LUZ PRÓPRIA



Geraldo Victorino de França (Voinho)

Os astros com luz própria são  corpos celestes gasosos, brilhantes, com temperaturas
elevadíssimas. Incluem os cometas, as estrelas, as nebulosas, as constelações e as galáxias.
              COMETAS
              São pequenos corpos celestes de aspecto nebuloso que giram ao redor do Sol em órbita elíptica de grande excentricidade. São constituídos por: a) um núcleo brilhante; b) uma cabeleira difusa, ao redor do núcleo; c) uma cauda também luminosa. Existem vários cometas, sendo o seu aparecimento periódico. O mais famoso é o cometa de Halley, que aparece a  cada 76 anos.
                  ESTRELAS
        São astros com brilho cintilante, de tamanho variável, desde anãs até gigantes.Existem bilhões de estrelas, sendo o Sol uma estrela média. As maiores sâo Betelgeuse e Aldebaran, consideradas estrelas super-gigantes. Sirius é a estrela mais brilhante.
                 NEBULOSAS
           São nuvens luminosas, constituídas por estrelas, gases e poeira cósmica. Geralmente estão associadas com as constelações, apresentando forma espiralada ou circular.
                 CONSTELAÇÕES
          São agrupamentos de estrelas formando uma determinada configuração. São em número de 88. Exemplos: Andrômeda e Leão, visíveis no hemisfério norte; Capricórnio e Cruzeiro do Sul, visíveis no hemisfério sul.
                 GALÁXIAS
        Sistemas estelares formados por bilhões de estrelas, muitas vezes associadas a grandes quantidades de gases e poeira cósmica. A mais conhecida é a Via-Láctea, que inclui o sistema solar.    

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget