"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

segunda-feira, 2 de julho de 2012

CURIOSIDADES DO REINO ANIMAL – 12


Geraldo Victorino de França (Voinho)

                  a) As formigas-de-correição são carnívoras; não constroem ninhos fixos, mudando de local freqüentemente. Caminham em coluna, em grande número, atacando outros insetos  e pequenos animais.
                   b) O tamanduá é um mamífero da ordem dos Desdentados, que possui uma boca pequena e uma língua extraordinariamente comprida, delgada e coberta por uma saliva pegajosa, com a qual captura formigas e cupins dos quais se alimenta. As suas patas dianteiras são providas de unhas muito longas e fortes, com  as quais destrói os ninhos daqueles insetos, para capturá-los mais facilmente.
                  c) O maior peixe é o tubarão-baleia, que chega a atingir até 20 metros de comprimento. Não é perigoso para  homem, pois só se alimenta de pequenos peixes.
                  d) A Austrália é um continente isolado, nunca esteve ligado a outros continentes, em épocas passadas. Por isso, nela se desenvolveram uma flora e uma fauna peculiares. Na flora predominam várias espécie de eucaliptos, que foram levadas para outros continentes pelo  homem. A fauna se caracteriza por apresentar animais exóticos, como o canguru, o ornitorrinco, a equidna e o kiwi.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget