"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

CONHECENDO AS PLANTAS AMILÁCEAS



Geraldo Victorino de França (Voinho)

Sob esse nome são conhecidas as plantas que armazenam amido ( ou amilo ) nos órgãos de reserva, substância de grande importância para a alimentação humana e animal.Também chamado fécula, o amido é um carboidrato largamente encontrado nas plantas superiores.
Costuma-se chamar de amido o produto amiláceo extraído das partes aéreas das plantas, geralmente grãos ( trigo, arroz, milho); e de fécula o produto amiláceo proveniente das partes subterrâneas - raízes, tubérculos e rizomas ( mandioca, batatinha, batata-doce ). A fécula de mandioca é também chamada de polvilho.
            Dentre as plantas fornecedoras de amido, destacam-se:
             1. Trigo. Cereal cultivado no mundo inteiro e cujos grãos são amplamente usados
no preparo da farinha destinada à fabricação do pão e outras massas alimentícias.
            2. Outros cereais - Arroz, milho, aveia, centeio, cevada. O arroz é outro cereal  cultivado no mundo inteiro, constituindo a base da alimentação de 2/3 da população humana. O milho é outro cereal consumido como alimento no mundo inteiro, tanto pelo homem como pelos animais domésticos. Além disso, fornece o óleo comestível extraído do germe e o valioso produto chamado maizena. Os grãos de aveia são usados principalmente na alimentação de  animais, especialmente cavalos de corrida. A cevada é usada principalmente como matéria-prima para a fabricação de cerveja.
         3. Mandioca. Raiz tuberosa usada diretamente como alimento do homem ou dos animais, ou para o preparo da tapioca e farinha de mesa.
         4. Batatinha e batata-doce. São tubérculos usados diretamente como alimentos.
          5. Araruta. Rizoma tuberoso, usado sob a forma de fécula conhecida como "araruta ".

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO