"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

sábado, 4 de agosto de 2012

CONHECENDO OS ARTRÓPODES



Geraldo Victorino de França (Voinho)

Os Artrópodes são animais invertebrados que apresentam duas características básicas: a) corpo formado por anéis ou segmentos; b) patas articuladas. Aliás, o nome artrópode significa patas articuladas. É o maior ramo do reino animal, com mais de 1 milhão de espécies, incluindo os crustáceos, aracnídeos, miriápodes e insetos.
             Os Artrópodes podem ser subdivididos em dois sub-ramos: a) Chelicerata - dotados
de quelíceras, compreendendo os Aracnídeos; b) Mandibulata - providos de mandíbulas e dois apêndices especiais, as antenas (com função sensitiva ), abrangendo os Crustáceos, Miriápodes e Insetos.
             Os Aracnídeos compreendem as aranhas e os escorpiões. Os Crustáceos são exemplificados pelos caranguejos, lagostas e camarões. Os Miriápodes incluem as lacraias ou centopéias e os piolhos-de-cobra. Os Insetos constituem a classe mais numerosa do reino animal, podendo ser exemplificados por moscas, formigas e besouros.
            Muitas espécies de Artrópodes são venenosas, como aranhas, escorpiões, centopéia, vespas, abelhas e marimbondos. Outras são parasitas de plantas, como gafanhoto, grilo, larvas de insetos ( lagartas ). Outras ainda, são parasitas de animais ou do próprio homem, como carrapato, pulga, percevejo, barbeiro ou  chupança, moscas, mosquitos e pernilongos.
           Algumas espécies são úteis, com a  abelha, que produz mel e cera; o bicho-da -seda, que produz a seda; e os crustáceos comestíveis, como camarão, lagosta, etc.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO