"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

domingo, 30 de setembro de 2012

CONHECENDO AS PEDRAS PRECIOSAS


Geraldo Victorino de França ( Voinho)

Dá-se o nome de pedras preciosas ou gemas aos minerais raros e que se empregam, depois de polidos e devidamente lapidados, na confecção de jóias e objetos  de arte. O seu estudo, bem como de outras substâncias de origens diferentes e com a mesma finalidade ( pérolas, âmbar, coral, marfim ) é chamado Gemologia. Esse ramo do conhecimento humano também estuda os produtos sintéticos que, fabricados com perfeição, procuram imitar as pedras preciosas naturais.
       As propriedades físicas dos minerais raros que os tornam valiosos como pedras preciosas são a cor, o brilho, a dispersão da luz e a dureza. As principais pedras preciosas são: diamante ( incolor ), rubi ( vermelho ), safira ( azul ), esmeralda ( verde ), turmalina (cor variada ), granada ( vermelha ), etc.
       Curiosamente, o diamante, que é a pedra preciosa mais valorizada, é  constituído por carbono puro, cristalizado no sistema cúbico; portanto, com composição semelhante à da hulha ou carvão-de-pedra, usado como combustível, que tem um teor de 80 a 88% de carbono, porém, não cristalino.
         As pedras preciosas sintéticas são as que se obtêm artificialmente, utilizando-se na sua confecção os mesmos elementos químicos encontrados nas pedras naturais. Possuem as mesmas propriedades físicas e químicas das pedras naturais, daí a dificuldade para fazer a
distinção entre as gemas naturais e a sintéticas.
         As imitações incluem produtos diversos, confeccionados com a finalidade  de imitar as gemas naturais. As imitações mais comuns são vidros espelhados, plásticos e imitações de pérolas; lembrando  que as pérolas naturais são produzidas por ostras. 

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget