"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

CONHECENDO AS GRUTAS CALCÁREAS



Geraldo Victorino de França (Voinho)

Dá-se o nome de gruta ou caverna à cavidade subterrânea originada por agentes geológicos. As grutas mais conhecidas são resultantes da dissolução de calcários pelas águas subterrâneas carregadas de ácido carbônico.
          As grutas calcárias chamam a atenção pela variedade de formas que apresentam, tornando-se atração turística. Nelas ocorre um constante gotejar de água saturada com bicarbonato de cálcio. Em conseqüência da evaporação de cada gota de água pendente do teto, o carbonato de cálcio se precipita, formando uma saliência de forma cônica ou cilíndrica. O restante de cada gota cai no chão e vai formando outra saliência, também de forma cônica ou cilíndrica.
Com o decorrer do tempo, ambas se juntam, formando uma coluna ou pilar. A reunião de várias colunas forma uma parede ou cortina.
            As cavernas podem atingir vários km de extensão, como a de Holloch, na Suíça, a  maior do mundo, com 74km. No Brasil, as grutas  calcárias mais conhecidas são: a de Maquine ( Minas Gerais ), com 440 meros; a Caverna do  Diabo ( São Paulo ), com 4.500 metros; e a dos Brejões ( Bahia ), a maior caverna brasileira, com 7.750 metros

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget