"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

CURIOSIDADES GEOGRÁFICAS - 4




Geraldo Victorino de França (Voinho)

a)  Os continentes são grandes extensões de terra emersas, circundadas pelas águas dos oceanos e que ocupam aproximadamente 30% da superfície da Terra. Tradicionalmente, admitem-se cinco continentes: Europa, Ásia, África, América do Norte e América do Sul. Alguns autores acrescentam mais um, a Austrália; porém há divergência: alguns autores consideram a Austrália como o menor continente, outros a consideram como a maior ilha.
        b) Os oceanos são grandes extensões de água salgada, que circundam os continentes, ocupando cerca de 70% da superfície da Terra. Três oceanos são admitidos sem discussão:  Atlântico, Pacífico e Índico. Porém, os autores divergem quanto aos outros dois: o Ártico e o  Antártico. O Ártico é considerado por alguns autores como um mar continental. Quanto ao Antártico, alguns nem o admitem, pois seria apenas um prolongamento, em direção ao Sul, do Atlântico, do Pacífico e do Índico; e quando aceito, discutem a sua delimitação.
        c) Um canal artificial, construído na parte mais estreita do Panamá ( um país da  América Central ), liga os oceanos Atlântico e Pacífico. Esse canal foi construído pelos Estados Unidos, após um contrato firmado com o Panamá, em 1.903. A grande importância dessa obra é óbvia: os Estados Unidos  foi o país mais beneficiado, pela enorme facilidade de comunicação entre as duas costas: os navios que antes demoravam cerca de um mês para fazer essa ligação, agora podem fazê-la em poucas horas.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget