"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

CURIOSIDADES GEOGRÁFICAS - 5

Ornitorrinco


Geraldo Victorino de França (Voinho)

A) Devido ao seu isolamento, no continente australiano desenvolveram uma flora e uma fauna muito típicas. A sua flora conta com a estranha árvore-garrafa e o eucalipto; este  é uma das árvores mais altas do mundo, que foi levado para outros países, inclusive o Brasil. A sua fauna apresenta espécies peculiares, tais como: a) canguru - um marsupial que se locomove aos saltos sobre as patas traseiras e que possui uma bolsa onde carrega o filhote; b) ornitorrinco - estranho mamífero ovíparo ( que bota ovo ) e que tem bico e patas semelhantes aos do pato; c) kiwi - curiosa ave não voadora com pescoço curto e bico longo e fino.
           B) Na Cordilheira do Himalaia, situada na Ásia Central, fica a montanha mais alta da Terra, chamada Everest, que atinge 8.840m de altitude no seu ponto culminante.
            C) No Brasil, o ponto culminante é o Pico da Neblina, situado no Maciço das Guianas, com aproximadamente 3.000m de altitude. Em segundo lugar vem o Pico das Bandeiras, localizado na Serra do Caparaó ( Espírito Santo), com 2.890m de altitude.
               D) Por outro lado, a fossa oceânica mais profunda fica no Oceano Pacífico, próximo da costa da Ásia, ou melhor, das Ilhas Marianas, co mais de 11.000m de profundidade

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO