"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

quarta-feira, 31 de julho de 2013

CONHECENDO OS PRODUTOS DA CANA-DE-AÇÚCAR


Geraldo Victorino de França (Voinho)

              A cana-de-açúcar é uma cultura de grande importância econômica, que se destina a fornecer matéria-prima para várias indústrias: a) de produtos alimentícios - açúcar, rapadura, aguardente, etc.; b) produtos farmacêuticos e industriais - álcool anidro, álcool hidratado,etc.; c) consumo " in natura " como garapa ( caldo de cana), forragem para animais, etc.
            Nas usinas, após a extração do caldo por moagem dos colmos, obtém-se o açúcar pela concentração da sacarose contida na garapa. São produzidos dois tipos de açúcar: cristal e refinado. Como subprodutos da fabricação de açúcar tem-se: a) bagaço - utilizado na geração de energia, obtenção de celulose para fabricação de papel, papelão e aglomerados, além de ser utilizado também na alimentação animal; b) cinzas - contendo potássio, cálcio,magnésio e fósforo, empregadas na adubação da lavoura canavieira; c) torta de filtro - rica em matéria orgânica e mineral, aproveitada para adubação da lavoura e
melhoramento do solo; d) melaço - usado para compor ração animal, substrato para fabricação de bebidas destiladas, fermentos para panificação, etc.
               Nas destilarias, da fermentação do caldo resultam dois tipos de álcool: a) álcool anidro, que pode ser misturado `a gasolina; b) álcool retificado que, além de servir como combustível, é utilizado nas indústrias química, farmacêutica, de bebidas e de perfumarias. Como principais sub-produtos das destilarias, além do bagaço tem-se: a) vinhaça - rica em matéria orgânica e potássio e com grande volume de água, destinada à fertirrigação da lavoura canavieira; b) óleo fusel - grupo de álcoois com elevado ponto de ebulição, utilizado como solvente industrial; c) levedura seca - usada na alimentação humana e nutrição animal.
             Em pequenos engenhos, os colmos são processados para obtenção de melado ( xarope comestível ), rapadura para consumo direto ou como adoçante, aguardente ou caninha e açúcar mascavo, muito procurado pelos naturalistas.


Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO