"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

quinta-feira, 22 de maio de 2014

CONHECENDO O EFEITO " ESTUFA "


Geraldo Victorino de França (Voinho)
   
          O nome desse fenômeno vem das estufas ou casas-de-vegetação - construções ou estruturas infladas, cobertas com material transparente ou translúcido, nas quais as plantas são cultivadas sob condições controladas. As estufas permitem que a luz solar penetre e esquente o ar, mas impede que o calor se dissipe. O mesmo ocorre com o nosso planeta, graças às camadas de gases que o envolvem. Por um lado isso  é bom, já que sem a luz solar a temperatura da Terra seria muito baixa, inadequada para a vida vegetal e animal.
          Por outro lado, com o aumento da poluição atmosférica, causada principalmente
pelas indústrias e pelos motores à explosão dos veículos de transporte, a temperatura média da  Terra vem aumentando gradativamente. No último século, a temperatura média da Terra aumentou cerca de 0,5 graus centígrados. Como resultado, a longo prazo as geleiras tendem a derreter, elevando o nível do mar e aumentando o risco de inundação das áreas litorâneas.

   Em resumo, a poluição atmosférica provoca o " efeito estufa " que, por sua vez, causa o aquecimento global.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget