"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

CONHECENDO GEADA E GRANIZO


Geraldo Victorino de França (Voinho)

            Geada e granizo são fenômenos meteorológicos, típicos de inverno, que acontecem
quando a temperatura do ar atinge valores muito baixas. Ambos causam efeitos prejudiciais, principalmente à agricultura, porque provocam danos severos às culturas.
            A. Geada. Ao contrário do granizo,  a geada não " cai ": resulta do congelamento das gotículas de orvalho depositadas sobre as superfícies expostas, quando a temperatura do ar em contato com o solo é igual ou inferior a zero graus. Forma-se uma película branca, constituida por pequenas partículas de gelo.
             A geada pode ser classificada , quanto à sua gênese, em: a) geada de radiação, que se dá por queda de temperatura: b) geada de adveção, provocada por invasão de vento frio. Quanto ao aspecto visual, distinguem-se: a) geada branca, quando há formação de uma película de gelo; b) geada negra, quando a temperatura é muito baixa, porém não formação de gelo.
              B. Granizo. Também chamado chuva de pedra, ocorre quando há precipitação na forma de pedras de gelo, normalmente com diâmetros variando de alguns milímetros até 5 centímetros.
              O granizo pode apresentar forma esférica, cônica ou irregular. Ocorre geralmente durante temporais violentos quando a temperatura do ar está próxima de zero graus.
              O impacto das pedras de gelo causa  maiores danos que a geada, podendo avariar,

além das plantas, até residências e aviões.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget