"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

domingo, 18 de janeiro de 2015

CONHECENDO A MATÉRIA


Geraldo Victorino de França (Voinho)

              Matéria é toda substância que constitui os corpos e, por isso, ocupa um lugar no espaço. A propriedade de ocupar um lugar no espaço  é denominada extensão. A quantidade de matéria existente em um corpo é a sua massa. A força de atração gravitacional terrestre, para determinada massa, determina o seu peso.
               Toda matéria tem inércia, que é a resistência às mudanças de estado de repouso ou
de movimento.
                Os corpos são formados por grande número de átomos, que nada mais são do que
um conjunto de pequenas partículas ligadas de determinada maneira e constituindo partículas maiores, chamadas moléculas. Um átomo, por sua vez, é formado de prótons ( com carga positiva ), elétrons ( com carga negativa )  e  neutrons, que são partículas ainda menores.
         Além de ocupar um lugar no espaço, a matéria exige um lugar exclusivo, ou seja, é impenetrável. Dois corpos não podem, simultaneamente, o mesmo lugar no espaço. Outra propriedade da matéria é não ser um todo contínuo e maciço e sim, ao contrário, formado de moléculas que deixam entre si espaços vazios, chamados poros. Esta característica é denominada porosidade. Assim, os poros de um corpo sólido podem ser ocupados pelo ar.
                Quando se comprime um corpo,  as moléculas podem aproximar-se e o corpo diminuir de volume. Esta propriedade chama-se compressibilidade. Assim, os corpos gasosos são altamente compressíveis, assim como alguns sólidos; os líquidos, porém, comprimem-se muito pouco. Cessada a força de compressão, as moléculas tendem a voltar à posição anterior. Esta propriedade recebe o nome de elasticidade.

                 A matéria pode ainda apresentar outras propriedades específicas, isto é, que  existem para alguns corpos, tais como: dureza, solubilidade, condutividade elétrica, etc.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO