"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

sexta-feira, 27 de março de 2015

CONHECENDO OS COMPOSTOS QUÍMICOS


Geraldo Victorino de França (Voinho)

              Denomina-se composto químico a substância formada por dois ou mais elementos que se combinam quimicamente em proporções fixas. Por exemplo: duas moléculas de hidrogênio  e uma molécula de oxigênio se combinam para formar uma molécula de água. Uma vez formado,um composto químico só pode ser decomposto por processos químicos, diferentemente de uma mistura, na qual os componentes podem ser separados por processos físicos.
              De acordo com o número de componentes, os compostos podem ser: a) binários, que  só contêm dois elementos, tais como: ácido clorídrico ( H Cl ), sal de cozinha ( Na Cl ), etc.; b)  terciários, quando contêm três elementos, Tais como: carbonato de cálcio ( Ca CO3 ),  soda cáustica ( Na OH ), etc.
              Outra classificação leva em conta a natureza dos compostos, que podem ser: a) minerais ou inorgânicos; b) orgânicos. Enquanto  os compostos minerais são encontrados na natureza, como óxidos, hidróxidos, cloretos, sulfatos, carbonatos, fosfatos, etc., os compostos orgânicos são fabricados pelos organismos vivos, como proteínas, aminoácidos, ácidos nucléicos, carboidratos, lipídeos, etc.
               Os compostos orgânicos são compostos de carbono, que existem em número muito maior que o dos compostos minerais; e desempenham papel importante no metabolismo dos organismos vivos. São em geral formados por moléculas grandes, originadas por polimerização.
              Os compostos minerais são objeto de estudo da Química Mineral ou Inorgânica; e os compostos orgânicos são objeto de estudo da Química Orgânica.


Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO