"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

segunda-feira, 13 de abril de 2015

CONHECENDO OS ELEMENTOS QUÍMICOS


Geraldo Victorino de França (Voinho)

              Denomina-se elemento químico a substância que não pode ser decomposta em outras mais simples por meio de processos químicos.
Todos os compostos químicos, minerais ou orgânicos, são formados por diferentes combinações de elementos.
              A menor partícula de um elemento é a molécula, formada por átomos que consistem de um núcleo denso cercado por nuvens de  elétrons. O núcleo, por sua vez, é formado por prótons e nêutrons. É o número de prótons – número atômico - que determina a identidade dos elementos.
             É possível que dois elementos tenham o mesmo número de prótons, mas número diferente de nêutrons; são átomos do mesmo elemento, mas têm massa diferente, sendo chamados isótopos, comuns  entre os elementos  radioativos, como o rádio.
              Há pouco mais de 100 elementos  conhecidos, dos quais 92 são encontrados na natureza. O hidrogênio é o elemento mais abundante no universo; em seguida vem o hélio. Todos os outros elementos são encontrados em quantidades relativamente pequenas.
             Cada elemento é representado por um símbolo formado pela primeira letra do seu nome atual ou antigo. Quando há mais de um elemento cujos nomes começam com a mesma letra, junta-se uma segunda letra à inicial. Exemplos: H- hidrogênio; He - hélio: C - carbono: Ca - cálcio; S - enxofre ( sulfur ), etc.
              Distinguem -se: a) metais - ouro, cobre, ferro, etc.; b) metalóides - boro, silício, etc.; c) não- metais - hidrogênio, oxigênio, carbono, etc.
              Os metais compreendem 3/4 do total de elementos, sendo que o mercúrio é o único

metal líquido. Geralmente os elementos se apresentam no estado sólido ( ouro, ferro, zinco,etc.) ou gasoso (hidrogênio, oxigênio, hélio, etc. ).

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget