"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

segunda-feira, 11 de maio de 2015

CONHECENDO ÁCIDOS, BASES E SAIS



 Geraldo Victorino de França (Voinho)

             A. Ácidos. São compostos químicos hidrogenados que, em solução, liberam íons H+; têm gosto amargo e são corrosivos ou venenosos.  Os que se originam de fontes minerais ( ácidos minerais ) são quase sempre mais fortes que os originários de fontes orgânicas ( ácidos orgânicos ).
           Os ácidos corrosivos, tais como o nítrico e o sulfúrico, são ácidos minerais; ácidos mais fracos, tais como o cítrico, encontrado nas  frutas cítricas ( laranja, limão ), e o fórmico, encontrado em alguns insetos como as formigas, são ácidos orgânicos.
             Os ácidos são solúveis em água. Soluções ácidas têm pH menor que 7,0 e tornam o
papel de tornassol vermelho; reagem com metais  para formar sais e hidrogênio; e reagem com bases para formar sais e água.
              B. Bases. Nome que se dá a qualquer composto químico que pode neutralizar um ácido para formar um sal e água. Geralmente as bases são hidróxidos que, em solução, liberam íons  OH-. Como os ácidos, as bases podem ser corrosivas ou venenosas. São exemplos o hidróxido de sódio ( soda cáustica ) e o hidróxido de cálcio (cal ). Uma base solúvel em água é chamada álcali. Uma solução básica tem pH maior que 7,0 e torna azul o papel de tornassol.   
         C. Sais. São compostos químicos formados pela reação entre ácidos e bases. O sal de cozinha (cloreto de sódio) é utilizado para  temperar alimentos, sendo constituinte essencial da dieta humana. Além da reação entre um ácido e uma base, um sal também pode ser obtido por dupla troca entre outros dois sais. O cloreto de sódio pode ser extraído da água do mar, mediante a evaporação da água, em depósitos chamados salinas.
              Os sais podem ser simples, como o cloreto de potássio, ou duplo, como o sulfato duplo de potássio e sódio.


Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget