"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

segunda-feira, 11 de maio de 2015

CONHECENDO A FLORA DO BRASIL - 1


Geraldo Victorino de França (Voinho)

            A flora ou vegetação natural do Brasil é bastante diversificada, podendo ser dividida em três grupos principais: a) florestas; b) formações de transição; c) campos. A sua distribuição geográfica é governada principalmente pelo regime de chuvas e, secundariamente, pelas temperaturas e tipos de solo.
            A. Florestas. Cerca de metade do território brasileiro é (ou era) coberto por florestas, em geral dos tipos latifoliada ( de folhas largas ) e perenifólia (de folhas perenes). Podem ser subdivididas, segundo a sua fisionomia e localização, em três tipos: a) Floresta Amazônica;
b) Mata Atlântica: c) Mata de Araucária.
             1. Floresta Amazônica. Também chamada Hiléia Amazônica, é a maior floresta tropical do mundo, ocupando cerca de 40% do território brasileiro. Abrange toda a Região Norte do Brasil, o norte de Mato Grosso, o oeste do  Maranhão e o norte do Tocantins, além de parte dos países vizinhos - Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Paraguai e Bolívia.
              Do ponto de vista ecológico, a floresta amazônica se subdivide em: a) mata de igapó; b)mata de várzea; c) mata de terra firme. A primeira fica inundada cerca de dez meses no ano e é rica em palmeiras, como o açaí. A mata de várzea só é inundada por ocasião das enchentes dos rios da região. Nela se encontram:  seringueira, cacaueiro, copaíba, sumaúma, etc.
             A  mata de terra firme nunca fica inundada, correspondendo a mais de 90% da floresta amazônica. É composta por três ou quatro andares de vegetação, destacando-se: castanheira, pau-rosa, mogno, trepadeiras ( cipós ) e plantas epífitas, como orquídeas.
             2. Mata Atlântica. Estende-se como uma faixa costeira, desde o Rio Grande do Norte  até o Rio Grande do Sul, com maior expressão na região das Serras do Mar e da Mantiqueira.Atualmente bastante devastada, nela se encontram: peroba, cedro, jacarandá. jequitibá, palmito, etc.

             3. Mata de Araucária. Localizada no Planalto Meridional, é uma floresta mista de coníferas e latifoliadas perenifólias. Nela se encontram principalmente: pinheiro-do-Paraná ( gêneroAraucária ), imbaúba, erva-mate, etc.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget