"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

CONHECENDO OS HIPÉRBATOS

               

Geraldo Victorino de França (Voinho)


                 Hipérbato ou anástrofe é uma figura de construção que consiste na inversão da ordem natural das palavras de uma frase. Vejamos alguns exemplos:
               a) O início da letra do Hino Nacional Brasileiro: " Ouviram do Ipiranga as margens plácidas, de um povo heróico o brado retumbante ". Na ordem natural, a frase ficaria assim: As margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heróico.
               b) A frase de Gonçalves Magalhães sobre  o rio Amazonas: " Baliza natural, ao norte avulta o das águas gigante caudaloso ". A ordem natural das palavras seria: Baliza natural, ao norte avulta o gigante caudaloso das águas.
               c) A frase de Camões na obra Lusíadas: " A grita se alevanta ao céu da gente ", em vez de: A grita da gente se alevanta ao céu.
                Quando a inversão das palavras cria confusão, tornando difícil a compreensão da frase, recebe o nome de sínquise. O exemplo do item c) exemplifica mais propriamente uma sínquise.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO