"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

domingo, 8 de maio de 2016

CONHECENDO AS CONÍFERAS


Geraldo Victorino de França (Voinho)

               As Coníferas constituem uma ordem de plantas do grupo das Ginospermas, caracterizadas por seu fruto tipo cone ( ou pinha ), que pode conter muitas sementes. Aliás, na evolução das plantas, elas foram as primeiras plantas portadoras de sementes.
              As Coníferas pertencem ao grupo das Ginospermas, isto é, que possuem sementes  nuas, em oposição às Angiospermas – plantas cujas sementes ficam encerradas no interior  de um ovário transformado em fruto.
              Todas as coníferas são perenes e lenhosas, geralmente arbóreas, muitas vezes atingindo grandes alturas; a sequóia, por exemplo,  encontrada na Califórnia ( Estados Unidos ), chega a ultrapassar 100 metros de altura.
               As folhas são pequenas e aciculares, isto é, em forma de agulhas, lustrosas e brilhantes. Os ramos e as folhas contêm, frequentemente, grande quantidade de resinas, em canais secretores especiais.
               As coníferas se encontram principalmente na taiga - formação florestal das regiões temperadas do hemisfério norte ( Canadá, Rússia, Sibéria ). Suportam bem a neve e o gelo. Algumas espécies se adaptaram aos solos secos, como o pinheiro-marítimo.
              As principais espécies de coníferas são: pinheiros, cedro, cipreste, sequóia, abeto, etc. No sul do Brasil encontram-se o pinheiro brasileiro e o pinheiro-do-Paraná.

               As coníferas constituem a maior fonte de madeira branda, usada principalmente para construção e polpa para papel.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO