"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Curiosidades Históricas

(Czar Ivan, o terrível)
CURIOSIDADES HISTÓRICAS
Geraldo Victorino de França (Voinho)

a)Ivan, o Terrivel, foi o primeiro czar da Rússia, dono de uma crueldade excessiva. Em um momento de fúria, matou seu filho mais velho que, dizem, era tão terrivel quanto o pai; e passou seus últimos anos em remorso.
b) A Guerrados Cem Anos, entre França e Inglaterra, durou de 1.337 a 1. 453, ou seja, durou 116 anos! Acredita-se que nela tenham morrido aproximadamente 5 milhões de pessoas, e o rumo da guerra só se alterou em favor da França quando Joana D' Arc entrou
diretamente na luta.
c) Aristóteles, filósofo grego, é considerado o precursor das ciências biológicas, que estudam a vida eos seres vivos. Foi o primeiro sábio a admitir que o macaco era uma forma intermediária entre os quadrúpedes e o homem.
d) A Grande Pirâmide de Quéops, no Egito, com 164 metros de altura, levou 20 anos para ser construida por 25.000 escravos, usando blocos de pedra pesando 2,5 toneladas cada um. É considerada uma das sete maravilhas do mundo antigo, a única que ainda perma-
nece nos dias atuais.
e) O terremoto de 1.906 em São Francisco ( Estados Unidos ) teve uma potência equivalente a 2.500 bombas atômicas que arrasaram Hiroshima ( Japão ) na II Guerra Mundial.

Um comentário:

Richard Mathenhauer disse...

Olá!
É com satisfação que deixo lá no Urbi et Orbi um Selo para este espaço que admiro e sempre acompanho.

Abraços fraternos,

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget