"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

quinta-feira, 29 de abril de 2010

A Lenda de Ajax

CONHECENDO A LENDA DE AJAX
Geraldo Victorino de França (Voinho)

Na mitologia grega, existem dois heróis com o nome Ajax. Ambos participaram da Guerra de Tróia e lutaram pelo lado dos gregos. O mais famoso deles era Ajax, o Grande. filho de Telamon, rei de Salamina. Era o segundo em comando, somente atrás de Aquiles. Graças à sua corpulência e à sua enorme força, realizou vários feitos de valor, comoderrotar sozinho uma armada troiane antes que ela pudesse atear fogo aos barcos gregos. Foi quem resgatou o corpo
de Aquiles das mãos dos troianos. Ele e Ulisses reclamaram a armadura daquele guerreiro, tendo a mesma sido entregue a Ulisses;desgostoso, Ajax suicidou-se.
O outro Ajax, conhecido como Ajax, o Menor, era filho de Oileu, rei dos lócrios. Embora de pequena estatura, possuia grande dextreza ao arremessar a lança e, depois de Aquiles, era considerado o mais agil dos gregos. Durante a tomada final de Tróia, Cassandra fugiu e se refugiou no templo de Atenas; Ajax entrou no templo para capturá-la. mas Cassandra escondeu-se atrás da estátua de Atenas.
Ajax derrubou a estátua da deusa, capturando Cassandra. Isto deixou a deusa enfurecida e, durante a viagem de regresso de Ajax, enviou-lhe uma tempestade que causou o nauftágio do seu barco. Poseidon ficou com pena de Ajax e ajudou-o a encontrar refúgio numa rocha. Mas Atenas, irritada, enviou-lhe um dos raios de seu pai Zeus, fulminando Ajax.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO