"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

sexta-feira, 23 de abril de 2010

História Medieval

CONHECENDO A HISTÓRIA MEDIEVAL
Geraldo Victorino de França (Voinho)

A História Medieval, também chamada Idade Média, é o período histórico compreendido entre o início do século V, correspondente à decadência do ImpérioRomano, e o fim do século XIV, representado pela tomada de Constantinopla pelos turcos.
Começa com a invasão dos bárbaros e o fim do Império Romano. Depois surgem o Império Bizantino e os novos estados europeus: França, Espanha, Inglaterra, Portugal. Na Ásia, desenvolve- se o Império Bizantino, a China, a Índia e o Império Mongol. Na América do Norte surgem os Maias e os Astecas, no México; e na América do Sul, os Incas, no Peru.
A Idade Média caracteriza-se como um período de sucessivas invasões dos bárbaros e um certo obscurantismo, no tocante às artes e cultura.
Outos fatos relevantes foram: a) a Guerra dos Cem Anos ( 1.337 - 1.453 ) entre a França e a Inglaterra; b) as Cruzadas - expedições militares empreendidas por cristãos da Europa Ocidental com a finalidade de libertar o Santo Sepulcro do domínio muçulmano. No total, foram realizadas oito cruzadas.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget