Geraldo Victorino de França (Voinho)
A biodiversidade ou diversidade biológica refere-se à multiplicidade e viabilidade de organismos vivos em complexos ecológicos onde eles ocorrem; o conceito engloba, portanto, os ecossistemas e as espécies vegetais e animais
( biota ).
Estima-se que na natureza existem cerca de 250.000 espécies de plantas superiores e 42.000 espécies de vertebrados. Para exemplificar, as duas famílias de plantas mais importantes - Gramíneas e Leguminosas, contam com
aproximadamente 9.000 e 13.000 espécies, respectivamente.
No tocante aos animais vertebrados, admite-se que existem aproximadamente 20.000 espécies de peixes, 3.000 espécies de anfíbios, 6.500 espécies de répteis, 9.000 espécies de aves e 4.500 espécies de mamíferos.
Os insetos são os organismos predominantes, com cerca de 1 milhão de espécies. Os invertebrados ( exceto insetos ) possuem cerca de 350.000 espécies.
Para cada situação gerada por fatores bióticos ou abióticos, há uma reação dos organismos componentes da biota ( conjunto de seres vivos ), que procuram manter um equilíbrio dinâmico. Como exemplo, podem ser citadas as cadeias alimentares.
"VOINHO"
Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior
“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.
“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.
Aprenda com o Voinho
Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)
Aprendendo com o Voinho
domingo, 6 de março de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário