"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

quinta-feira, 10 de março de 2011

Conhecendo a estrutura da Terra


Geraldo Victorino de França (Voinho)

A estrutura da Terra é revelada por perfurações e, principalmente, pelo estudo da propagação das ondas sísmicas. Além da atmosfera ou envoltório gasoso e da hidrosfera, constituída pelos mares e oceanos, distinguem-se ainda outras três camadas concêntricas: a) litosfera ou crosta terrestre; b) pirosfera ou manto; c) barisfera ou núcleo.
A crosta compõe-se de uma camada rochosa na qual predominam silicatos de alumínio ( sial ). A temperatura da crosta aumenta à razão de 1 grau centígrado para cada 33 metros de profundidade. A espessura da crosta é de cerca de 5.000 metros sob o piso oceânico ( crosta oceânica ); e 40 - 80 km nos continentes ( crosta continental ).
Abaixo da crosta estende-se o manto até uma profundidade de aproximadamente ... 2.900 km. O manto ocupa cerca de 80% do volume do globo terrestre, enquanto a crosta compreende apenas 1,5%.
O manto consiste de rochas aquecidas, com temperaturas variando entre 1.000 e 3.000 graus centígrados. A temperatura aumenta com a profundidade e, mesmo sob altas temperaturas, as rochas do manto se mantêm sólidas devido às altas pressões a que estão submetidas. Na composição do manto entram principal-
mente silicatos de magnésio ( sima ).
Supõe-se que o núcleo seja formado principalmente de níquel e ferro em fusão. O nome barisfera vem de sua alta densidade, que varia entre 8 e 12.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget