"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

quarta-feira, 16 de março de 2011

Conhecendo os Terremotos

Geraldo Victorino de França (Voinho)

Terremotos ou abalos sísmicos são movimentos bruscos da crosta terrestre, causados por forças naturais, geralmente de origem tectônica, ligadas a falhamentos. Ao longo das falhas geológicas, os blocos rochosos, de um e de outro lado, procuram acomodar-se para restabelecer o equilíbrio. Quando a acomodação é repentina, a grande energia gerada traduz-se por uma vibração das camadas rochosas, que é transmitida a milhares de quilômetros, causando um terremoto.
Os terremotos ocorrem com intensidade muito variável, desde pequenos tremores que apenas são registrados pelos sismógrafos, até os grandes cataclismos, que ocasionam deslocamentos visíveis do solo e catástrofes.
Os terremotos fazem surgir fissuras e desníveis no solo, dando origem a deslizamentos de terra e avalanches. Chegam a desviar cursos d'água e provocar o deslocamento de edifícios.
Felizmente, os terremotos estão restritos às regiões de atividade vulcânica recente, havendo duas zonas principais: a) uma que rodeia o Oceano Pacífico, chamada " cinturão de fogo "; b) outra que se estende através da Ásia Meridional e do Mar Mediterrâneo. São regiões instáveis, com cordilheiras de idade geológica recente.
Entre os grandes terremotos incluem-se o ocorrido na China, em 1.556, que matou 830.000 pessoas; e o ocorrido no Japão em 1.923, que provocou um incêndio em Tóquio causando a morte de 150.000 pessoas.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget