"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

domingo, 20 de março de 2011

Curiosidades do Universo

CURIOSIDADES DO UNIVERSO
Geraldo Victorino de França (Voinho)

a) Segundo os astrônomos, o Universo tem mais de 14 bilhões de anos. Supõem que uma grande explosão, chamada " big-bang ", tenha dado origem ao Universo b) O sol é apenas uma das mais de 200 bilhões de estrelas da nossa galáxia, a Via Látea. Numa noite de céu aberto e sem lua, é possível contar até 2.500 estrelas a olho nu.
c) A Via Látea tem uma extensão aproximada de 100 mil anos-luz ( algo em torno de 950 quatrilhões de quilômetros ), lembrando que um ano-luz é a distância percorrida pela luz, com a velocidade de 300.000 km/seg. Os cientistas calculam a existência de mais de 100 bilhões de galáxias.
d) O sol fica a 25.000 anos-luz do centro da nossa galáxia. Para se ter uma ideia dessa distância, um ano-luz equivale a ...9.460.500.000 quilômetros.
e) Acredita-se que o Sistema Solar teve origem em uma nuvem de gases e poeira, há 4,6 bilhões de anos. Os átomos e partículas da nuvem começaram a se chocar uns contra os outros e também a se unir, liberando muita luz e calor, dando origem à estrela Sol. Depois, as partículas que se afastaram do Sol esfriaram e foram se aglomerando, para dar origem aos planetas gasosos - Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Os blocos de rocha que estavam nessa nuvem também se uniram, formando os planetas rochosos - Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.
f) A maior estrela é a Epsilon de Ariga, localizada na constelação de Ariga, a 465 anos-luz da Terra. Ela é 1.278 vezes maior que o Sol.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget