"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Aprenda com o Voinho

Aprenda com o Voinho
Aprenda com o Voinho

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

CONHECENDO A BIOSFERA


Geraldo Victorino de França (Voinho)

Dá-se o nome de biosfera ao espaço do globo terrestre que abriga os seres vivos. Inclui os oceanos, rios e lagos, bem como a porção superficial da crosta continental até uma profundidade de poucos metros, e ainda a parte mais baixa da atmosfera. A característica básica da biosfera é a sua heterogeneidade, abrangendo ambientes terrestres e aquáticos, onde vivem diferentes organismos vegetais e animais.
Os seres vivos podem ser divididos em dois grandes grupos: a) autotróficos, representados pelas plantas verdes, capazes de utilizar a energia solar para sintetizar compostos orgânicos a partir de inorgânicos ( fotossíntese ); b) heterotróficos, incapazes de produzir compostos orgânicos a partir de água e dióxido de carbono e que vivem, direta ou indiretamente, à custa dos autotróficos, como é o caso dos animais.
A biosfera contém todos os ecossistemas, terrestres e aquáticos, bem como a água, o ar e os demais nutrientes que os seres vivos necessitam para sobreviver. Tudo na biosfera se relaciona - a atmosfera ajuda a purificar a água, reciclando-a, e também fornece dióxido de carbono para a fotossíntese das plantas e oxigênio para a respiração das plantas e animais; as plantas fornecem alimentos para os animais e liberam oxigênio necessário à respiração; o solo fornece água e nutrientes minerais ( nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, etc. ) para as plantas.
Cada espécie de organismo está adaptada a um habitat particular e ocupa uma determinada posição na cadeia alimentar, constituindo um nicho ecológico. Freqüentemente, os nichos se sobrepõem, provocando a competição por recursos. Assim, diferentes organismos podem ter nichos ecológicos semelhantes, constituindo uma comunidade biótica. Existem milhares de comunidades diferentes, mas elas podem ser divididas basicamente em dois grupos: a) terrestres ( florestas, campos, desertos, etc. ); b)aquáticos ( marinhos e de água doce ). As comunidades bióticas e o ambiente funcionam em conjunto, como um sistema ecológico ou ecossistema.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO