"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

CONHECENDO OS ANIMAIS OFIÓFAGOS

Geraldo Victorino de França (Voinho)

Animais ofiófagos, como o nome indica, são animais que se alimentam de cobras. A proteção a esses animais constitui importante medida auxiliar no combate ao ofidismo.
No Brasil, são conhecidas várias espécies de animais que atacam e ingerem cobras. Dentre elas destacam-se as seguintes: a) zorilho ou cangambá; b) gambá; c) ema e seriema; d) gavião chamado carancho, também conhecido no Nordeste por carcará; e) aranha-caranguejeira, capaz de comer cobras pequenas. Entretanto, o mais notável animal ofiófago é a muçurana, uma cobra preta que atinge 2.5 metros de comprimento, a qual ataca corais, cascavel, jararaca e outras cobras, e as devora. Outra cobra ofiófaga é a parelheira, bem menor que a muçurana; por isso, alimenta-se apenas de cobraspequenas.
Na África e na Índia encontra-se o mangusto, um pequeno mamífero carnívoro, que se alimenta de ovos, ratos, rãs e cobras pequenas. Na África do Sul existe o serpentário, uma ave que possui pernas longas e um poderoso bico adunco, que se alimenta principalmente de serpentes.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget