"VOINHO"

Geraldo Victorino de França é engenheiro agrônomo, professor aposentado da Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi casado com a professora Zilda Giordano Victorino de França, tiveram 4 filhos, 12 netos e cinco bisnetas. Os verbetes surgiram como um hobby,enviados pela Internet aos filhos e netos. São curiosidades e notas explicativas sobre temas diversos. Como são assuntos interessantes e educativos, surgiu a ideia de compilá-los num livro. Muitos desses verbetes já foram publicados na Enciclopédia Agrícola Brasileira, editada pela Esalq/USP e também na coluninha PLANETA TERRA que era publicada aos sábados no Jornalzinho, suplemento infantil do JORNAL DE PIRACICABA. Também já colaborou na coluna PECADOS DA LÍNGUA, coordenada por Elisa Pantaleão, veiculada aos sábados no jornal A GAZETA DEPIRACICABA.
É membro da Academia Piracicabana de Letras - Cadeira n° 27 - Patrono: Salvador de Toledo Pisa Junior

“Voinho” é o apelido carinhoso como é chamado pelos netos e bisnetas.

Seguidores

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Geraldo e Zilda ( Voinho e Voinha)

Voinho, neta e bisnetas

Aprendendo com o Voinho

Aprendendo com o Voinho
by Mara Bombo

sexta-feira, 16 de março de 2012

CURIOSIDADES DO REINO ANIMAL – 10

Equidna

Geraldo Victorino de França (Voinho)

a) O esquilo é um mamífero roedor arborícola, comedor de sementes. Durante a estação favorável, os esquilos costumam armazenar nozes, enterrando-as em buracos feitos no chão. No inverno, desenterram as sementes para comê-las, porém muitas delas são esquecidas no solo e podem germinar, formando novas árvores.
b) A muçurana é uma cobra ofiófaga, isto é, que come outras cobras. Possui cor negra no dorso e azulada no ventre, podendo atingir mais de 2 metros de comprimento. Vivem perto de rios e lagoas e alimentam-se de outras cobras, inclusive as mais venenosas, como cascavéis, jararacas e urutus, a cujo veneno parecem imunes.
c) O tatuzinho é um pequeno crustáceo terrestre, que vive em lugares úmidos e sombrios. Quando se sente ameaçado, é capaz de enrolar-se, dobrando-se sobre o abdome, até encostar a cauda na cabeça. Dessa forma, só a carapaça e as pontas das patas ficam expostas. É uma tática de defesa semelhante à empregada pelo tatu, daí o nome tatuzinho.
d) A equidna é um curioso mamífero que vive na Austrália e que reúne características de vários outros animais, como: 1) das aves - ovíparo, com longo bico córneo; 2) dos marsupiais - mamas situadas numa bolsa ventral; 3) dos ouriços - pêlos transformados em espinhos; 4) dos tamanduás - língua pegajosa e regime alimentar (formigas e cupins ); 5) das toupeiras - hábito fossador. Sem dúvida, este pode ser considerado o animal mais estranho.

Nenhum comentário:

Profª Zilda e Dr. Profº França

Profª Zilda e Dr. Profº França

Esta é a mais nova netinha do Voinho, a Maria Valentina

ORAÇÃO DOS ANIMAIS DA POETISA IVANA M F NEGRI DECLAMADA POR BETTY GOFFMAN NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Ocorreu um erro neste gadget